21.4 C
Quarai
26 de outubro de 2021

Estado entrega 25 primeiros veículos com recursos do programa Avançar na Saúde

A Secretária da saúde, Arita Bergmann, entregou, na tarde desta segunda-feira (27/9), 25 novos veículos

Secretária entregou a chave de um dos 25 veículos ao motorista da 12ª CRS

para qualificar o trabalho da Saúde no RS. São caminhonetes Fiat compradas por R$ 4,48 milhões, recursos do programa Avançar na Saúde, que prevê um total de R$ 19,8 milhões para investimento em transporte e equipamentos de informática.

Parte destes veículos foi entregue para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) substituirem as atuais caminhonetes que já ultrapassaram o limite de vida útil. Os carros antigos serão doados aos municípios das respectivas regiões.

Outros sete carros entregues nesta segunda serão para uso geral da SES, em nível central, para entregas de materiais, medicamentos e vacinas. Há, ainda, previsão de aquisição de outros 50 carros e quatro caminhões (incluindo dois refrigerados para transporte de termolábeis)

“Que esses veículos sirvam para serem usados não só na pandemia, mas em todas as nossas demandas e ações” disse a secretária Arita Bergmann durante o evento. Ela destacou que “há 10 anos, no mínimo, o governo do Estado não comprava veículos novos”.

O coordenador da 12ª CRS, com sede em Santo Ângelo, Iuri Sommer Zabolotsky, disse que “esses veículos chegam em benefício dos servidores que terão uma condição melhor de deslocamento para prestar atendimento dos municípios da região missioneira, e trarão novo impulso em todos os serviços que prestamos”.

Para a coordenadora da 4ª CRS, Fabricia Ennes da Silva Costa, com sede em Santa Maria “a renovação da frota através do Projeto Avançar irá auxiliar nos processos das coordenadorias, nos apoios e visitas aos municípios e hospitais da nossa região, onde conseguiremos dar um apoio presencial de maior qualidade e com maior segurança”.

Na opinião da coordenadora Eliana Silveira, da 7ª CRS, com sede em Bagé, “é de fundamental importância a chegada destas caminhonetes neste momento de grande trabalho, em um ano atípico de pandemia, quando as nossas frotas estão direto na estrada buscando vacinas e medicamentos. Nossa frota já estava pedindo socorro”.

7 ª CRSCoordenadora e adjunto da 7 ª CRS – Foto: Gustavo Flores

“É um prazer para nós coordenadores podermos estar aqui recebendo um automóvel para dar maior agilidade e continuidade ao programa de governo para a melhoria da saúde da nossa população”, comemorou a coordenadora da 2ª CRS, com sede em Frederico Wetsphalen, Marly Vendrúsculo.

 

2ª CRSCoordenadora e adjunta da 2ª CRS – Foto: Gustavo Flores 

Participaram do evento, além dos 18 coordenadores de saúde, diretores, motoristas, servidores e os deputados estaduais Zilá Breintenbach e Mateus Wesp.

Foto: Gustavo Flores

Carregando...