21.4 C
Quarai
25 de outubro de 2021

Prazo de adesão dos municípios à Rede Bem Cuidar RS termina na próxima sexta-feira (1º/10)

O prazo para adesão dos municípios gaúchos à Rede Bem Cuidar RS (RBC RS) termina na próxima sexta-feira (1º/10). Até esta quarta-feira (29/9), mais de 220 municípios já aderiram e estão com as suas equipes

Ana Costa com o secretário de saúde de Santo Ângelo, Flávio Christensen, subsecretária Andréia Bernardi e enfermeira chefe.

de Saúde da Família (eSF) indicadas para implementar a qualificação do atendimento na Atenção Primária de Saúde.

Nesta semana, Santo Ângelo, um dos principais municípios da Região Noroeste e sede da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) também aderiu à rede, durante visita da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e do diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da Secretaria da saúde (SES/RS), Péricles Nunes.

Na ocasião, Ana Costa disse que “é preciso dar mais qualificação à Atenção Primária e esperamos que os demais municípios entrem nesta rede que busca oferecer atendimento integral de saúde à população do Estado”.

Ela enfatizou que “a ideia é construir soluções com e para a comunidade. É para eles que existem os serviços, e, por isso, queremos trazê-los para mais perto das decisões, focando na promoção à saúde e na prevenção. É difícil dizer quando uma vida foi salva por uma medida de prevenção, mas com certeza, os postos de saúde são autênticos protetores das vidas das pessoas”.

O diretor do DAPPS informou que os municípios precisam aderir a RBC RS dentro do prazo para terem o direito ao incentivo de R$ 8 mil/mês, mais R$ 30 mil para a implantação. “Além disso, os municípios que aderirem poderão participar do edital de reforma e ampliação de uma Unidade Básica de Saúde, com incentivo disponibilizado pelo programa Avançar na Saúde” salientou.

Os municípios que não aderirem abrem mão do componente estratégico do Programa Estadual de Incentivo para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS).

Foto: Rafael Matos

Secretária adjunta Ana Costa conheceu consultório odontológico da UBS

Lançada em agosto deste ano pelo governo do Estado, a RBC RS veio para qualificar o atendimento na rede básica. Apresenta uma abordagem nova, buscando contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. O projeto, inicialmente, está focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável, inclusive com certificação dos serviços de saúde como Unidades Amigas do Idoso.

Em Santo Ângelo a unidade que  passou a integrar a Rede Bem Cuidar RS foi a eSF Haller, onde estará instalada uma equipe multidisciplinar para o atendimento aos idosos, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, odontólogos e agentes de Saúde.

Carregando...