0.4 C
Quarai
29 de julho de 2021

Sesc/RS está com inscrições abertas para desafios de ciclismo em dez cidades gaúchas.

Modalidade traz benefícios para a saúde física e mental e pode ser realizada com distanciamento
 
Manter a saúde, buscar uma distração e alimentar o espírito de competição na ausência de eventos esportivos tem sido uma dificuldade para os atletas profissionais e amadores durante a pandemia. Para incentivar a prática esportiva e a superação pessoal, o Sesc/RS está com inscrições abertas para dez desafios de bike no Rio Grande do Sul, em que os ciclistas são incentivados a percorrer grandes distâncias, monitorar suas marcas por meio de aplicativos e compartilhar os resultados. A proposta é que os atletas completem percursos que vão de 100 km a 2000 km em um período de cerca de um mês.
De acordo com o instrutor de academia do Sesc Cachoeira do Sul Andersen Purper Ortiz, o ciclismo, seja na modalidade Speed (no asfalto), no Mountain Bike (MTB – em trilhas e estradas de chão batido), ou na Bike Indoor (nas academias ou em casa), traz como resultados a resistência muscular, principalmente nas pernas, condicionamento físico, controle da glicemia, colesterol e pressão arterial, além de eliminar toxinas do corpo por meio do suor. “O pulmão e o coração são como músculos que também precisam de estímulos para se conservarem saudáveis e ter uma rotina de bike ajuda muito para mantê-los fortalecidos”, destaca Ortiz.
 
Somados aos benefícios físicos, a prática ajuda a desligar dos problemas diários e pode ser usada como um momento para reflexão com o treino individual, podendo ser considerada uma aliada à saúde mental e ao bem-estar. “A realização de um esporte libera hormônios como a endorfina, relacionada ao prazer. Quando feito na rua pode nos trazer também momentos de satisfação com o contato com a natureza e com belas paisagens. Ao praticar ao menos três vezes por semana durante 30 minutos, muitos efeitos benéficos já serão percebidos”, acredita o instrutor.
 
Ortiz ressalta ainda que a modalidade traz menos riscos de contaminação por Covid-19 por ser realizada ao ar livre e por permitir manter o distanciamento social. No entanto, ele alerta que além da pandemia é importante lembrar de manter outros cuidados para se exercitar em segurança, como fazer alongamento antes e depois, cuidar a hidratação, manter a manutenção da bicicleta em dia e usar os itens de proteção como capacete e luz de led para sinalização. Confira abaixo os desafios de ciclismo do Sesc/RS que estão com inscrições abertas.
 
Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
 
Desafio de Ciclismo Sesc Uruguaiana / Borg Express
Data: de 03/05 a 02/06
Desafios: 200km, 500km, 700 km ou 1000km
Inscrições: até 17/05 por R$ 25 para Cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários e R$ 30 para público em geral
Foto: Arquivo / Sesc Verão

 

Carregando...